Personagens

  • Chaves (Roberto Gómez Bolaños) - No original El Chavo del Ocho, é um órfão de oito anos de idade, cujo nome é desconhecido. Vive em um cortiço, supostamente no número oito, contudo é mais fácil encontrá-lo no pátio ou em um barril, onde diz que é seu esconderijo secreto. É bastante pobre e vive atrás de um pouco de comida, doces ou brinquedos para os demais habitantes da vila. Sua personalidade demonstra certa ingenuidade, mas que às vezes é tamanha que parece ironia ou sarcasmo, o que irrita as pessoas, principalmente o Seu Madruga. Apesar de sempre ser chamado de Chaves, esse não é o seu verdadeiro nome, e sempre quando vai dizer como ele realmente se chama, alguém interrompe a conversa. Segundo um fórum mexicano, Chaves disse o seu nome em um dos primeiros episódios, em 1971 - 1972. Segundo o fórum, o nome verdadeiro de Chaves é "Espiriquidiberto" (nome em espanhol). Seu choro se caracteriza por ele fazer um "Pipipipipi!".
  • Quico/Kiko (Carlos Villagrán) - Um garoto de nove anos, é órfão de pai e principal amigo de Chaves. É superprotegido pela mãe, Dona Florinda, e talvez por isso seja metido, arrogante e chorão. Costuma aparecer com sanduíches de presunto, guloseimas ou brinquedos, com os quais se exibe em frente ao Chaves, o que por muitas vezes gera brigas entre eles. Quando brigam com ele ou o machucam, ele chama sua mãe e vai sempre no mesmo lugar (uma parede de tijolos) chorar emitindo um ruído. Quico paga por essa sua metidice quando seus colegas, principalmente a Chiquinha, tornam sua vida um martírio com relação as suas buchechas que são do tamanho de laranjas. Seu pai, Frederico (também interpretado por Villagrán) era marinheiro, e morreu quando seu barco naufragou e acabou sendo engolido por um tubarão.
  • Seu Madruga (Ramón Valdés) - Originalmente Don Ramón, ele é um viúvo desempregado e preguiçoso, pai de Chiquinha. Aparenta sempre querer viver uma vida sossegada, mas seus vizinhos da vila sempre o aborrecem. Os garotos da vila, sobretudo Chaves e Quico, costumam irritá-lo com perguntas cretinas ou brincadeiras, ocasionando em uma distribuição de pancadas, geralmente cascudos no Chaves e beliscões no Quico. É a principal vítima dos tapas da Dona Florinda, que, procurando defender seu filho, sempre acha que o culpado de seu choro é o pobre homem (embora em algumas vezes o próprio Seu Madruga bate ou belisca o Quico). E sempre foge do seu Barriga para não pagar o aluguel de sua casa. Seu choro é composto de ele esfregar um dos olhos, enquanto faz um "Iiiiiiiiiiii!" esganiçado.
  • Chiquinha (María Antonieta de las Nieves) - Originalmente La Chilindrina, é uma garota levada, filha de Seu Madruga. É esperta, arrogante, feminista, chata e sempre procurando levar vantagem sobre os garotos da vila. Em alguns episódios demonstra algum interesse amoroso por Chaves, principalmente naqueles em que aparecem a personagem Patty, da qual enfrenta concorrência. Também tem ciúmes do pai, porque faz de tudo para tirar qualquer mulher que apareça para ele, seja a Bruxa do 71 ou Glória. Ela não aparece no desenho animado por ter tido uma briga entre a atriz e o ator (também escritor) Roberto Gómez Bolaños. Apesar desse negativismo, já chegou a ajudar alguns personagens, como o Chaves, em um episódio que ela lhe dá o seu algodão-doce. Patty e Chiquinha são inimigas fatais, mas por uma única vez uniram forças para da um banho no Chaves, no episódio "Dando um banho no Chaves" (versão com Patty). Esse episódio não é exibido no Brasil. Seu choro é o mais famoso do seriado - ela começa a gritar "Uééééééé! Ué, ué, ué, ué, ué, ué, ué, ué, uéééééé..." enquanto esfrega o traseiro. Nas dublagens mais antigas, é chamada de Francisquinha, que é o diminutivo do seu nome, Francisca.
  • Dona Florinda (Florinda Meza) - Viúva do 14, ela é a mãe de Quico. É esnobe e se acha moral, econômica e socialmente melhor do que todo mundo. Seu nome completo é Florinda Corcuera e Villalpando, viúva de Matalascallando. Ela protege Quico de tal forma que é capaz de bater em Seu Madruga, geralmente sem querer ouvir explicações dele. Em certo ponto da história, ela abre um restaurante batizado com seu nome. É constantemente chamada de "velha coroca" e "velha briguenta" por Chiquinha, Chaves, Seu Madruga e outros personagens.
  • Dona Clotilde, a Bruxa do 71 (Angelines Fernández) - Uma aposentada apaixonada por Seu Madruga. É bastante atenciosa e costuma oferecer bolos e comidas gostosas para ele, na esperança de conquistá-lo. Geralmente, as guloseimas são visadas e acabam roubadas pelas crianças da vila. As mesmas crianças freqüentemente a chamam de Bruxa do 71, como acabou se tornando conhecida por todos, por sua aparência velha e excêntrica. Às vezes, Dona Clotilde se aproveita disso para pregar sustos nas crianças e vê em Glória uma rival quando se trata do seu Madruga.
  • Senhor Barriga (Edgar Vivar) - É o dono da vila. Para economizar seu tempo e o salário de um cobrador, prefere ir pessoalmente cobrar o aluguel dos inquilinos. Acaba sempre recebido por uma pancada acidental de Chaves em sua entrada na vila. Ele é uma boa pessoa, mas não suporta a dívida com Seu Madruga, que lhe deve 14 meses de aluguel (chegando a atingir 15 meses no episódio "O despejo do Seu Madruga"). Seu Madruga sempre inventa uma desculpa esfarrapada para convencer Seu Barriga a não despejá-lo. Porém, em alguns episódios, demostrou uma certa resistência à sua chantagem sentimental chegando ao ponto de mandá-lo embora da vila de uma vez por todas, porém, acabou o readmitindo após descobrir que Seu Madruga trabalhava como boxeador. Nome completo: Zenon Barriga e Pesado.
  • Professor Girafales (Rubén Aguirre) - Um sofrido professor, que vai à vila atrás de Dona Florinda. Mostra-se tímido para tentar uma aproximação maior com ela, sempre levando flores e às vezes presentes para Quico. Quando está irritado, usa o bordão "Tá tá tá tá... tá!!!". É chamado pelas crianças da vila de "Professor Lingüiça" por ser muito alto, mas seu verdadeiro nome é Inocêncio Girafales.
  • Nhonho (Edgar Vivar) - Filho do Seu Barriga, adora comer. Sua participação aumenta com a saída de Quico, servindo de substituto para este. É estudioso, mas às vezes dá umas mancadas. É também bastante egoísta, quando o assunto é comida. Sempre tem uma piadinha a fazer aos garotos da vila (Chaves, Quico e Chiquinha). Quando alguém o xinga, ele usa o seguinte bordão: "Olha ele (a), hein!"
  • Pópis (Florinda Meza) - Uma garota fanhosa e mimada, sobrinha de Dona Florinda e prima do Quico. Sempre traz consigo a sua boneca Serafina. É muito vaidosa e algumas vezes quer mandar nos outros, sendo aproveitadora dos brinquedos do Quico. Uma curiosidade sobre Pópis: devido a sua voz fanha, ela teve de ser reitrada do seriado e retornou depois de um ano. Seus bordões são: "Vai contar pra sua mãe (para o Quico) ou "Vai contar pro seu pai" (para o Nhonho)", "Mas eu vou te acusar!", "Eu vou contar tudo para minha mãe!"
  • Godinez (Horacio Gómez Bolaños) - Outro aluno da escola, não muito inteligente, que aparece poucas vezes na vila. Tem um boné verde com a aba empurrada para trás. Senta no fundo da sala de aula e sempre acha que ele é o culpado de tudo. Seus bordões são: "Não fui eu!" e "Por que eu?".
  • Jaiminho, o carteiro (Raúl Padilla) - O carteiro da vila que adora "evitar a fadiga". Depois, ele se torna inquilino e sua participação aumenta. É desleixado e sempre manda que as pessoas procurem a carta em sua bolsa desorganizada. Seu bordão é: "É que eu tenho que (ou quero) evitar a fadiga!". Ele é proveniente do vilarejo mexicano de Tangamandápio.
  • Dona Neves (María Antonieta de las Nieves) - Avó do Seu Madruga e bisavó de Chiquinha, é um pouco rabugenta, mas bondosa. Parece ser gamada pelo Professor Girafales, e algumas vezes entra em confronto com Dona Florinda e a Dona Clotilde, e tem alguns entreveros com o Seu Barriga. Seu choro é igual ao da Chiquinha. Possui o bordão "Quê quê quê como?".
  • Patty - Uma garota encantadora, sobrinha da Glória. Seu amor é disputado pelo Quico e o Chaves (e os garotos da escola, Nhonho e Godinez) o que gera inveja à Chiquinha, sempre a maltratando. Tem um ursinho de pelúcia, o qual Chiquinha sempre usa como arma para deixá-la triste e irritada. Foi interpretada por quatro atrizes diferentes. No Brasil, a mais conhecida foi Ana Lilian de la Macorra.
  • Glória - Tia da Patty. Apareceu em dois episódios, na qual encanta Seu Madruga, o Professor Girafales e até o Jaiminho. Deixou Chiquinha, Dona Florinda e Dona Clotilde cheias de inveja. Parece ser bastante atraente e encantadora como sua sobrinha. Foi interpretada por três atrizes, e no Brasil só se conhece Regina Torné.
  • Hector Bonilla (ele mesmo) - É um ator de novelas do México. Um dia, seu carro quebra bem em frente à vila e entra para pedir ajuda. Quando chega lá, torna-se amigo de Chaves, e em seguida se torna amigo de Chiquinha, Dona Clotilde e Dona Florinda. Hector estava lá para pegar um macaco para consertar seu carro e precisa do macaco de Seu Madruga, que havia entregado o artefato para um vizinho, e Dona Florinda o convida para um café. Ele também é elogiado por Dona Clotilde, que faz um bolo especialmente para ele, e o Professor Girafales, que não o cumprimenta, mas conserta seu carro e Hector vai embora. Mas ele retorna à vila e dá a Chaves uma bola, dizendo o bordão "isso, isso, isso", e acaba aplaudido em seguida.
  • Frederico (Carlos Villagrán) - É pai do Quico e marido da Dona Florinda, embora seu fiho tenha o mesmo nome. Ele era comandante da Marinha. Aparece em apenas um episódio, "Recordações". Quando Dona Florinda, Quico e o Professor Girafales estão vendo o álbum de fotos, eles vêem Frederico. Florinda começa a lembrar dele. Ele resolve partir sem mais voltar para a vila, dá um beijo em Florinda e despede. Ainda depois de sua morte, ele continuou sendo citado como naquele episódio em que Dona Florinda diz: "Seu pai deve estar vendo lá de cima!" Ou naquele outro onde ela está no restaurante e Jaiminho entrega uma carta, que era o cheque da pensão. Fazia tempo que ele tinha morrido, e Quico era um bebê ainda. Depois da morte de Frederico, seu filho começou a puxá-lo, dizendo: "Ai, cale-se, cale-se, cale-se, você me deixa louco!".
  • Malicha (María Luisa Alcalá) - Afilhada do seu Madruga, apareceu em poucos episódios no Brasil, mas no resto da América Latina, aparece no seriado. Todos dizem que ela é o oposto da Chiquinha, mas não é bem assim. Ela parece um clone da Chiquinha, por fazer coisas iguais às da filha de Seu Madruga. Há episódios não-exibidos no Brasil que mostra as suas ações iguais às da Chiquinha. É considerada uma personagem que apareceu como um "tapa-buraco", para substituir a Chiquinha, que esteve fora do seriado por um período. No Brasil, foi dublada como Malu.
  • Elizabeth (Marta Zabaleta) - No Brasil, ela só é citada por Chaves, que compra uma estrelinha de bom aluno. No resto da América Latina, aparece no seriado. Elizabeth é uma aluna nota 10, ou melhor, 9, já que ela também deu palpites no episódio das pérolas.
  • Cândida (Ángel Rolda) - O mesmo que a Elizabeth, é a representante da classe do professor Girafales.
  • Higino (Pablo Rodriguez) - Um dos personagens mais estranhos do seriado. Aparece na escola do Professor Girafales e senta-se do lado direito de Godinez. Às vezes, aparece no parque de diversões. Higino não diz uma palavra sequer.
  • Seu Madroga (Germán Robles) - É primo (e substituto) do Seu Madruga (Ramón Valdés passava por problemas de saúde). Aparece em apenas um episódio (gravado provavelmente em 1974).
  • Seu Furtado (Ricardo de Pascual)- Ex-inquilino, é o ladrão do episódio "O ladrão da vila". É bravo, maldoso e se irrita muito facilmente. Não gostava dos garotos da vila, mas depois acaba dando um sanduíche ao Chaves, por ele ter se passado de ladrão em seu lugar.
  • Dona Edwiges (Janet Arceo) - Mora no apartamento 23, e é substituta da Bruxa do 71. Ela possui uma personalidade idêntica à da Bruxa, inclusive chegando a flertar com Seu Madruga. É chamada de "Louca da Escada" pelas crianças por dizer coisas sem sentido, mas só aparece em episódos não-exibidos no Brasil.
  • Senhor Carequinha (Ricardo de Pascual) - aparece num episódio duplo, onde quer comprar a vila e transformá-la num edifício de luxo. No Brasil, a segunda parte não é exibida.
  • Iara (Angélica Maria) - Essa é uma das mais enigmáticas e intrigantes personagens de Chaves. Durante uma aula do professor Girafales, ela respondeu uma pergunta, pediu para ir ao banheiro e nunca mais apareceu na série.
  • Negão - Este é um dos personagens mais marcantes, por fazer parte do primeiro episódio da série Chaves. Negão é conhecido como "Homem do saco". Sua participação é tão antiga, que o Seu Madruga veste uma camisa amarela e mora no apartamento 14, que depois seria ocupado por Dona Florinda e o Quico.
  • Verônica - Uma menina que senta nas proximidades de Godinez. Só se sabe o nome dela, pois é citada pelo próprio Godinez no episódio "O último exame". Não se sabe sobre sua personalidade, nem sua intérprete, mas Verônica também não diz nenhuma palavra.
  • Homem que trabalha no parque de diversões (Abraham Stavans) - O homem que trabalha no parque de diversões. Não sabe muito a personalidade do personagem, nem o nome, nem o dublador, mas é feito por Abraham Stavans. Ele morre de medo de Dona Florinda.
  • Freguês do Restaurante de Dona Florinda (Abraham Stavans) - Outro personagem interpretado por Stavans. É um cliente do restaurante, mas não se sabe muita coisa. Ele tomava seu café quando uma mosca pousou dentro da xícara. Dona Florinda não cobrou nada pelo café.
  • Garçom do Restaurante (Ricardo de Pascual) Era o 1ª garçom de Dona Florinda. Devido as confusões causadas pelo Chaves, ele perdeu seu lugar (Dona Florinda pensava que ele estava brincando e não trabalhando), e foi substituído.
  • Dono do Restaurante (Horácio Gómez Bolaños): É o primeiro dono do restaurante. Aparece no episódio Os Penetras. Depois que Chaves destrói toda a festinha do Professor na casa da Dona Florinda, eles vão a este restaurante, onde comem panquecas.
  • Policial (José Luis Amaro): Um policial que aparece no episódio O Show de Ioiôs, fica à paisana pela vila verificado irregularidades.
  • Outros personagens da escola: Não se sabe muito sobre estes personagens, mas estão presentes na escola. Eles sentam mais ao fundo da classe, nas proximidades do Godinez. Eles nunca foram chamados pela escola, e não se sabem os atores e as atrizes, mas eles não têm nenhuma voz, apenas uma presença pequena no seriado.